terça-feira, 13 de novembro de 2012

Informática Aplicada à Educação

 

Volta Redonda se abre a novidades e cresce frente à informatização por meio de sistema operacional livre, propiciando a alunos e professores a interação a partir de programas e ferramentas que valorizam a construção do discente em seu processo ensino-aprendizagem.
O município conta com coordenadores que atuam juntamente com os professores das instituições de ensino, oferecendo palestras e cursos diversos para o aprimoramento das aulas de informática, fazendo visitas e trocando informações por meio de site.
Todo planejamento é conjunto uma vez que estes devem ser postados para que aja um entrosamento entre a rede de ensino.

O Projeto VRLivre tem como foco a Educação, por isso, sua instalação conta com inúmeras ferramentas pedagógicas para auxiliar os educadores nessa árdua tarefa, dentre os quais podemos citar: jogos educativos, ferramentas para elaboração de atividades pedagógicas, aplicativos de textos, apresentações e planilhas eletrônicas, editores de áudio e vídeo, ferramentas para programação, animação e robótica e diversos SCRIPTS de nossa autoria, criados de acordo com as necessidades decorrentes a implantação do projeto.”


Atualmente o programa de Informática Aplicada à Educação de Volta Redonda – VRLivre vem trabalhando em uma customização GNU/Linux que possui mais de 300 aplicativos, que atendem desde a Educação Infantil ao Ensino Médio e diversas áreas profissionais, tais como: artes gráficas, animação, edição de áudio e vídeo, programação, educação, entre outros. Os aplicativos têm como princípio facilitar a utilização do GNU/Linux para o usuário final, automatizando uma série de tarefas, além de auxiliar nos trabalhos desenvolvidos nos laboratórios de Informática Aplicada à Educação da Rede Municipal de Volta Redonda.

“Os laboratórios das escolas da Rede Municipal utilizam software livre, gerando uma grande economia aos cofres públicos, sem comprometer a qualidade do trabalho realizado com os alunos. O programa vem desenvolvendo ações visando a mobilizar os profissionais para incorporação dos princípios que fundamentam a cultura do Software Livre”, disse a secretária de Educação, Therezinha Gonçalves.
(Folha do Interior- outubro de 2012)

Secretária Therezinha Gonçalves à direita e Giany Abreu coordenadora pedagógica do Projeto




Relatos de quem de fato entende e vive o VR. Livre, implementadores 

atuantes no município de Volta Redonda.

 


E. M. Othon Reis Fernandes(1º ao 5º ano)

O projeto Vr-Livre começou com um projeto piloto em 2007 no CMIE Pinguinho de gente, com diversos programas instalados há uma área destinada a Educação Infantil (glompris).
Na escola Othon Reis estamos com o projeto “Rádio na Escola” que surgiu como complemento das atividades desenvolvidas na sala de informática e leitura. Começamos com a votação do logotipo feito pelos alunos e conheceram a ferramenta de trabalho ( o programa audacit) para futuras gravações e edições. Uma vez por semana um grupo se reúne para definir assuntos, entrevistas e músicas a serem passadas no programa.
O planejamento das aulas é feito por bimestre, havendo o cronograma que será realizado a cada aula e postado no site da IAESMEVR.ORG para um acompanhamento dos coordenadores de informática.
Qualquer dúvida ou defeito com os computadores é aberto um chamado para conserto ou atualização.
A informática é mais um importante recurso pedagógico que beneficia o desenvolvimento de diversas habilidades, possibilitando ao processo de ensino-aprendizagem aulas criativas e estimuladoras que despertam a curiosidade e o desejo de aprender.
Para isso há programas de animação, gravação de áudio, jogos educativos que auxiliam o processo ensino-aprendizagem de acordo com a curiosidade e interesse dos alunos.
Por Juliana de Oliveira Costa
 
Implementadora Juliana, SE Adriana da E.M.Othon Reis e Giany (SME)












E. M. Wandir de Carvalho (6º ao 9º ano)

O projeto Informática aplicada a Educação é um trabalho junto as unidades escolares da rede municipal de Volta Redonda com objetivo de aperfeiçoamento da equipe que atua nas escolas e a criação de material de apoio para subsidiar o trabalho pedagógico.
Começou em 2007 e conta com uma equipe de coordenação que dá o suporte necessário aos implementadores de informática de cada escola.
No laboratório de informática da E.M.Wandir de Carvalho estão se desenvolvendo alguns projetos. Entre eles, o projeto da rádio e o do jornal da escola. Ambos iniciados em 2012, mas com a pretensão de continuação em 2013, já que esse ano foi dedicado ao aprendizado de como tudo funciona.
O planejamento das aulas é feito a partir das sugestões de conteúdos enviados pelos coordenadores de informática da SME. No planejamento registram-se os programas a serem trabalhados e os principais objetivos a serem atingidos, bem como o número de aulas previstas e dadas e o que irá acontecer em cada aula, até o final dos trabalhos.
O registro das atividades desenvolvidas é feito, na medida do possível, diariamente na planilha eletrônica on-line. O implementador registra o que está desenvolvendo com as turmas no dia (a cada dia) e no final do bimestre posta alguns dos trabalhos realizados pelos alunos.
O laboratório da escola é espaçoso e bem equipado. Contamos com 26 computadores, porém apenas 15 estão ligados em rede. Isso não atrapalha o desenvolvimento do trabalho porque as turmas são divididas em 2 grupos.
Sempre que algum equipamento precisa ser consertado, abrimos um chamado e um técnico da SME vem prestar o atendimento necessário, ou seja, as manutenções dos equipamentos acontecem.
Nossa coordenação de informática faz o acompanhamento de todo o processo on-line e por meio de visitas às escolas.
A informática é aplicada à Educação porque o trabalho que desenvolvemos no laboratório auxilia o professor em sala de aula e muitos projetos são realizados com a parceria professor X implementador de informática.
Por Roseli
E. M. Wandir de Carvalho (6º ao 9º ano)







"Software livre não é só ser grátis. É dar
liberdade aos usuários de se envolver no
processo de criação e melhoramento, é
poder ter voz ativa nos rumos do programa e
compartilhar com todos os frutos deste
trabalho."



Um comentário:

  1. Podemos observar que existe uma parceria entre a SME e toda a equipe da escola para que este projeto seja desenvolvido com qualidade e alcance o sucesso.Todos participam realizando tarefas específicas. É muito importante que os computadores passem por manutenção periodicamente, pois este é o principal instrumento prático do projeto.

    ResponderExcluir